Nós, mulheres negras, atravessamos o Atlântico. Somos, portanto, Amefricanas: “sabemos bem o quanto trazemos em nós as marcas da exploração econômica e da subordinação racial e sexual”.
Nossa ancestralidade é a força e substância para a luta diária. Somos a força das águas que movimenta e nutre a revolução barulhenta das que não aceitam mais o silêncio. Assim como as águas, nossas estratégias de vida driblam pedras e abrem caminhos.
Não reconhecemos as margens. Queremos decidir nosso próprio percurso, afinal, nossos passos vêm de longe e construirão o amanhã.
Somos nós que estamos parindo outra relação com o mundo, pois somos vanguarda da transição que precisamos para novas formas de ser e estar da humanidade, conforme ensinaram nossas ancestrais.
Somos o maior grupo demográfico brasileiro, representamos 28% da população, e enquanto força política, temos o direito de ocupar os espaços de onde saem as decisões que impactam diretamente nossas vidas.
Estamos decolonizando nosso imaginário, criando nossas próprias utopias e nos projetando em lugares inimagináveis para o sistema.
Somos tão revolucionárias quanto o amor que estamos dedicando a nós mesmas.
Por isso, nossa vanguarda ancestral vencerá o retrocesso.
Não seremos interrompidas e, do nosso caminhar, brotarão muitas outras.
Mulher, negra, cantora, compositora, brasiliense e vencedora do The Voice Brasil
Em celebração ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, o projeto Lélia Gonzalez Vive lança um manifesto colaborativo e artístico, o Amefricanifesto, que convoca mulheres negras de todo país a repensar e recriar seu lugar na sociedade brasileira.
Colabore com sua arte
Produza artes a partir do Amefricanifesto e publique nas redes sociais usando as hashtags #Amefricanifesto #LeliaGonzalezVive e #DesignAtivista
Leve o Amefricanifesto mais longe
Acesse a pasta compartilhada do Drive, escolha uma arte para compartilhar com sua rede ou imprimir e espalhar por sua cidade!
Esta licença permite o compartilhamento e adaptação desta obra, desde que sejam atribuídos créditos de autoria, sem a possibilidade de alterá-la ou utilizá-la para fins comerciais.
Contatos:
projetolelia@nossacausa.com
imprensa@nossacausa.com